Dos quase quarenta livros que publicou – alguns poucos em colaboração com Nelson Carneiro, Elson Gottschalk e Antunes Varela –, a grande maioria tem por objeto o direito civil. É certo que sua obra inicial se concentra especialmente no direito do trabalho. De 1936 a 1947, vêm à luz, sucessivamente, “A Convenção Coletiva de Trabalho”, “Direito do Trabalho”, “Estudos”, “Introdução ao Direito do Trabalho” e “O Salário no Direito Brasileiro”. Antes de 1932, havia publicado “0 Voto Universitário”, e, em 1933, “O Estado e o Indivíduo”.
Já em 1955, no livro “A Crise do Direito”, predominam os estudos sobre o direito civil: “Humanização do Direito Privado”, “Conteúdo de Classe do Direito Civil”, “Singularidade do Código Civil Soviético”, “Elegia do Código de Napoleão”, “Variações sobre a Reforma do Código Civil”, “A Despersonalização da Propriedade”, “A Crise da Responsabilidade Civil”, “Distinção entre Lesão e Usura”, “A Crise do Direito Matrimonial”, “A Evolução do Direito Privado e o Atraso da Técnica Jurídica” e “O Direito Privado nos Países Socialistas”. De 1957 a 1970, escreve Orlando Gomes os seis volumes que versam a parte geral e a parte especial de nosso Código Civil de 1916: “Introdução ao Direito Civil”, “Direitos Reais”, “Contratos”, “Obrigações”, “Direito de Família” e “Sucessões”. E sua obra estritamente didática, cuja aspiração de seu autor, ao escrevê-la, foi a de compor um tratado elementar destinado, precipuamente ao ensino do direito. Daí, é visível nela sua preocupação com a precisão, a simplicidade e a clareza, virtudes capitais do compêndio escolar. Mas o que caracteriza esse Curso de Direito Civil e o distingue marcadamente dos vários existentes em nosso país são os resultados da conjugação, em Orlando Gomes, da arraigada formação técnico-jurídica à apurada sensibilidade quanto às mutações sociais do mundo moderno.

Enviar para um amigo
Enviar para um amigo
| |   Enviar   | |

Licença Creative Commons Esta publicação está licenciada com uma Licença Creative Commons - Atribuição-NãoComercial-SemDerivações 4.0 Internacional.


© 2012 || Civilistica.com || webdesign by pedro gentil